sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Interatividade

O que é interatividade?

Interatividade é uma de muitas formas de comunicação  que varia em função do modelo que tomamos como referência.

Temos dois modelos dos quais vamos falar tendo em conta a natureza dos sujeitos que se comunicam, estes podem ser humanos ou máquinas. Quando falamos de sujeitos humanos estamos a referir-nos a um modelo aberto e quando falamos de máquinas o modelo passa a ser visto como um modelo fechado. Esta classificação deve-se às caraterísticas que são próprias de cada sujeito.
O sujeito humano é classificado como o modelo aberto pois é um ser «complexo e imprevisível» o que não permite que se mantenha um controlo rígido «e muito menos definir os parâmetros de mensuração com alto grau de certeza e exatidão». Já as máquinas (sujeito não humano) são previsíveis e, por isso, possibilita a realização de testes rigorosos uma vez que há controlo sobre todas as variáveis.

Realidade virtual VS Realidade aumentada

Tanto a realidade virtual como a realidade aumentada apresentam cada vez mais um enorme crescimento.

A realidade virtual é descrita como uma simulação artificial, gerada por um computador que tem como objetivo recrear um ambiente ou uma situação da vida real. Esta plataforma utiliza estímulos visuais e auditivos através do dispositivo de forma a que o utilizador se sinta perto da realidade. 



A realidade aumentada é uma tecnologia que cria camadas invisíveis geradas por software sobre superfícies ou objetos que existem no mundo real, o que permite a interação com a realidade mais significativa.


Imagem relacionada

Em suma, a realidade virtual oferece uma recriação digital de um ambiente de vida real, enquanto a realidade aumentada disponibiliza elementos virtuais como uma sobreposição ao mundo real. 

Webgrafia: 

https://moodledi.blogspot.pt/2011/02/o-que-e-interatividade-afinal.html?showComment=1506677836819 ; https://pplware.sapo.pt/multimedia-2/realidade-virtual-vs-realidade-aumentada-descubra-as-diferencas/ ; Google Imagens. 



4 comentários: